Pagina Inicial

Pagina Inicial
Cursos e oficinas oferecidos pela Conder melhoram qualidade de vida em Nova Constituinte – Imprensa Bahia
Romário Dos Santos

Cursos e oficinas oferecidos pela Conder melhoram qualidade de vida em Nova Constituinte


  •  
  •  
  •  

“Eu me chamo Renata, que significa ‘renascimento, nascida outra vez’. E é assim que me sinto participando deste curso. Antes, eu não tinha um motivo para levantar da cama, vivia triste. Agora, durmo e acordo imaginando qual será a próxima receita que vou aprender. Quero trabalhar na área de gastronomia pro resto da vida”. O depoimento é da dona de casa Renata Silva do Nascimento, 42 anos, ao receber o certificado de conclusão do curso de Bolos Confeitados, oferecido a 25 mulheres do bairro de Nova Constituinte, em Salvador.

O curso é uma das ações sociais realizadas via Projeto Integrado de Desenvolvimento Socioambiental (Pidsa), que ocorre em paralelo às obras de Urbanização do PAC I na comunidade de Nova Constituinte. Por meio dele, são promovidas atividades de cunho socioeducativo e de fomento à geração de trabalho e renda, executadas pelo Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (Iedes), sob supervisão da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Conder oficinas
A equipe social da Conder promove, entre outras ações, cursos de capacitação na área de alimentos.
(Foto: Ascom/Conder)

Desde 2016, foram realizadas duas oficinas de educação ambiental envolvendo crianças das escolas locais, além da implantação de uma escolinha de futebol. Além disso, um curso de eletricista predial, palestra de orientação para formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) em coparticipação com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), e um bloco de cursos de capacitação na área de alimentos.

A assistente social da Conder, Sara de Oliveira, descreve o sucesso da oficina de Bolos Confeitados, que precisou dobrar a oferta de vagas diante do grande interesse do público. “As alunas não teriam como pagar para fazer um curso com esta qualidade que oferecemos de forma gratuita. As aulas contemplaram aspectos sobre profissionalização, informações sobre empreendedorismo, noções de segurança alimentar, além dos módulos práticos para colocar literalmente a mão na massa, com todo o material didático e ingredientes inclusos. Temos pessoas na comunidade que estão vendendo salgados e pizzas congeladas que aprenderam aqui”.

Conder Oficinas
Associação de moradores diz que iniciativa é fundamental para o resgate da autoestima e dignidade

De acordo com o presidente da Associação de Moradores Quilombo da Nova Constituinte, Arnaldo Anselmo de Oliveira, o trabalho que a equipe social da Conder vem desenvolvendo é fundamental para o resgate da autoestima e dignidade dos moradores do bairro. “Nós temos plena consciência da importância das obras de infraestrutura, saneamento e pavimentação realizadas pelo Governo do Estado. Isso trouxe uma grande valorização para essa área. Mas, através das ações sociais, vemos que nossos moradores começam a ter orgulho de morar em Nova Constituinte”.

Muitas melhorias ocorreram no bairro desde o início das obras do PAC I, em 2007. O superintendente de Urbanização da Conder, Luiz Jenkins, explica que a primeira etapa de obras contempla 98 ruas e vielas, das quais 30 já receberam serviços de contenção, rede de esgotamento sanitário, drenagem pluvial e pavimentação. “Entregamos uma quadra poliesportiva e as obras de construção do Centro Comunitário estão sendo retomadas. Outra obra importante é a implantação do canal de macrodrenagem do Rio Paraguari, nas imediações da Rua da Glória. A previsão é que ainda em 2017 seja licitada a segunda etapa de obras, incluindo os serviços de infraestrutura e pavimentação, além da construção de duzentas novas unidades habitacionais”.

Fonte: Ascom/Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder)


  •  
  •  
  •  
Outras Notícias:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *