Pagina Inicial

Pagina Inicial
Banhistas devem redobrar cuidados na praia durante o verão – Imprensa Bahia
Romário Dos Santos

Banhistas devem redobrar cuidados na praia durante o verão


  •  
  •  
  •  

O afogamento de quatro jovens – um deles ainda está desaparecido – na praia de Guaibim, baixo sul do estado, chama a atenção para os cuidados que os banhistas precisam ter no verão, uma vez que com as altas temperaturas e muita gente em férias, o fluxo de pessoas a beira mar tende a aumentar. Com os espaços lotados, principalmente nos feriados e aos fins de semana, o menor descuido pode tornar um dia de alegria em um verdadeiro transtorno.

Aqui em Salvador, só entre os dias 24 e 25 (véspera e Dia de Natal), foram registradas 47 ocorrências, o que corresponde a até 82% do total de todo o mês de dezembro com 57 incidentes (sem óbitos) nas praias que são monitoradas pelo Salvamar (Jardim de Alah a Ipitanga, além das praias de Ilha de Maré e Ponta de Nossa Senhora). Para se ter uma idéia de como o verão influencia, os meses de janeiro e fevereiro deste ano foram os campeões em ocorrências: 284 e 297 respectivamente, ainda segundo o grupamento.

De acordo com João Luis Moraes, coordenador do Salvamar, a maior parte das ocorrências acontece com jovens entre 17 e 25 anos e pessoas que fazem o consumo de bebidas alcoólicas. “No primeiro caso eles acham que podem tudo, não tem medo de nada. Já a bebida deixa a pessoa mais afoita”, explicou.

Para evitar maiores problemas, Moraes aponta alguns cuidados que os banhistas devem ter antes e durante o banho de mar. “Inicialmente deve-se procurar informação junto ao salva-vidas que esteja no local para que as pessoas tenham um lazer seguro. Evite ir para o fundo, nadando sempre paralelo à praia, próximo a faixa de areia, com a água sempre na linha da cintura, principalmente se no local não tiver um posto”, disse.

As dicas também vão para aqueles sintam alguma dificuldade em sair da água ou para que aqueles que estão presenciando um afogamento. “Tente boiar ou busque algum objeto que flutue. No outro caso, a outra pessoa não deve tentar salvar àquela que está se afogando, pois corre o risco de se afogar também”, alertou. 

Nesses casos, a orientação é a de chamar imediatamente um salva-vidas ou ligar para o número do Salvamar, que é o 3363-5333, onde o grupamento envia ao local um dos profissionais que estão em um dos quatro postos volantes existentes ao longo da orla. Além desses quatro, é de 32 o número de postos fixos. Para dar conta dessa demanda, estão trabalhando pouco mais de 250 salva-vidas, em dias alternados.

Mais perigosas

Conforme Moraes, todo meio aquático pode representar um risco, especialmente àqueles que não sabem nadar. Mas, com relação às praias de Salvador, as mais perigosas estão Stella Mares, Foral de Itapuã e Flamengo, por conta das fortes correntes presentes. O coordenador também chama a atenção para as praias de Jaguaribe e Piatã, por conta dos buracos, das valas e correntes de retorno. Por isso, também fazem parte das maiores em número de ocorrências, conforme o Salvamar.

Como forma de avisar aos banhistas desses e de outros perigos, os agentes do grupamento colocam uma bandeira vermelha para indicar o risco. “Nesse local é fundamental que ele nem entre no mar, por que ali, realmente, as correntes vão estar bastante fortes. Vai ter buracos, valas e pedras. Onde tem pedras tem correntes. Assim, também recomendamos que a pessoa, ao entrar no mar, nunca caia de cabeça, para evitar acidentes deste tipo, pois as correntes vão mudando e os buracos aparecem”, disse João Luis Moraes, coordenador do Salvamar.

Vai dar praia de novo

Na última terça-feira, o tempo quente levou muitos baianos e turistas as praias da capital baiana. Um dos destinos foi o Farol da Barra, que teve um bom fluxo de pessoas ao longo de todo o dia. Por lá, havia um posto salva-vidas, com quatro agentes, mas do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GMar), cuja atuação se estende da praia da Pituba até Paripe, no Subúrbio. Para alertar os mais empolgados, uma bandeira vermelha indicando o perigo dentro do mar foi colocada em um trecho. Mesmo assim, houve quem se arriscasse.

Mas, se você quer novamente aproveitar mais um dia praia em Salvador, nesta quarta-feira, uma boa notícia. De acordo com o site Climatempo, a previsão é a de que haja sol com algumas nuvens, mas com chance de chuva quase nula pela manhã e pela tarde. A temperatura mínima fica na casa dos 23ºC e a máxima dos 32ºC.

Fonte: Tribuna / Foto: Reginaldo Ipê


  •  
  •  
  •  
Outras Notícias:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *