A pandemia do novo coronavírus foi controlada na cidade de Serrana com a aplicação em massa da vacina CoronaVac.
A informação é do Instituto Butantan e foi divulgada na noite de domingo, 30 de maio, Segundo as informações do estudo realizado em Serrana, cidade a 20 quilômetros de Ribeirão Preto, o controle da pandemia acontece a partir do momento que 75% da população é vacinada com a segunda dose.
De acordo com dados do estudo, enquanto a pandemia se agrava nas 15 cidades que ficam no entorno, em Serrana ocorreu uma queda de 80% nos casos sintomáticos, de 86% nas internações e de 95% nas mortes. “O resultado mais importante é saber que nós conseguiremos controlar a pandemia através da vacinação”, disse Ricardo Palácios, diretor de pesquisa cínica do Instituto Butantan.
A queda dos indicadores da pandemia ocorreu mesmo com 10 mil moradores de Serrana indo diariamente para Ribeirão Preto a trabalho. Ribeirão vive o pico da pandemia e fechou a maioria dos segmentos da economia nesta semana. “É um misto de felicidade, de papel cumprido, de poder contribuir para a história’, disse Marcos Borges, que coordenou o estudo através da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto.
Por Kris Couto
Fonte Atarde