Ao menos 25 pessoas morreram por causa da tempestade que atinge a província de Henan, na China, desde o final de semana. Segundo metereologistas, esta é a mais forte dos últimos mil anos no país.
De sábado, 17, até o final desta terça-feira, 20, foram registrados 617,1mm de chuva, que encharcou Zhengzhou cidade que tem mais de 12 milhões de habitantes às margens do Rio Amarelo.
Segundo o governo, 100 mil pessoas foram evacuadas para zonas seguras.Com a ascensão de vários rios na bacia do Rio Amarelo, diversos serviços foram suspensos, como o trem, escolas e sistema de transporte.
A imprensa local relata ainda o fechamento de rodovias e atrasos e cancelamentos de voos.Segundo o presidente Xi Jinping, em comunicado na televisão estatal, os esforços de prevenção de enchentes se tornaram muito difíceis.
Por falta de energia, cerca de 600 pacidentes do Primeiro Hospital Afiliado de Zhengzhou foram realocados para outros hospitais. Há crianças presas em escolas desde terça-feira.A previsão é que a chuva amenize está semana e a precipitação deve permanecer por mais três dias.
Por Kris Couto
Fonte Atarde