O Brasil perde uma das vozes mais incomparáveis do entretenimento, Orlando Drummond marcou várias gerações ao dar vida para personagens da comédia, no entanto Drummond não foi só uma das figuras mais marcantes da TV do Brasil. Mesmo quando não aparecia, sua voz deixou memórias da infância de milhões de brasileiros.
O ator que interpretou o personagem “Seu Peru”, na Escolinha do Professor Raimundo morreu aos 101 anos no Rio nesta terça-feira (27).Drummond ficou internado de abril a junho deste ano no hospital Quinta D’Or, na zona norte do Rio de Janeiro, para tratar um quadro grave de infecção urinária.
Ele dublou personagens como Alf, Gargamel (dos “Smurfs”), Vingador (da “Carverna do Dragão”) , Popeye, Patolino, Frajola (ambos de “Looney Tunes”) e o cachorro mais querido do Brasil Scooby-Doo.
Entre tantos trabalhos de voz memoráveis, também fez o Gato Guerreiro de He-Man, o Corujão do Ursinho Pooh, e as dublagens em filmes do Imperador Palpatine em “Star Wars: O Retorno de Jedi” e do Capitão de “Titanic”, vivido nas telonas por Bernard Hill.
Ele começou a carreira no rádio, e foi a experiência por lá que moldou sua carreira e deu o tom do trabalho com as vozes. Ele era conhecido no mercado como um “papa das dublagens”.
Mesmo afastado dos trabalhos, sempre foi presença garantida no “Diversão Brasileira”, um bloco de Carnaval realizado na praça Xavier de Brito, na Tijuca, no Rio de Janeiro. Quando completou 100 anos, em 2019, ele foi homenageado pelos foliões.
“Tô chegando chegando ai pessoal! Qualquer dúvida use-me e abuse-me”, disse antes de curtir a homenagem vestido de Seu Peru e com uma camiseta com seus principais personagens estampados.
Orlando Drummond deixa a esposa, Glória Drummond, com quem era casado desde 1951, 2 filhos, 5 netos e 3 bisnetos.
Por Kris Couto