Os chilenos escolheram, no domingo (19) o novo presidente do país. O candidato de esquerda Gabriel Boric foi eleito aos 35 anos e será a pessoa mais jovem da história a ocupar o cargo. Ele já foi deputado e líder estudantil.
A eleição chilena foi marcada pela polarização política, Boric venceu o advogado José Antonio Kast, de ultradireita. Boric teve 55,9% dos votos, contra 44,1% de Kast. “Vou ser o presidente de todos os chilenos, porque acho importante ter interlocução com todos e os acordos devem ser entre todas as pessoas e não entre quatro paredes”, disse o presidente recém-eleito ao conversar com o atual mandatário, Sebastián Piñera.
Em um post em suas redes sociais, Kast informou ter telefonado para o adversário, ainda no domingo, reconhecendo a derrota e disse ter o parabenizado pela eleição. No primeiro turno, Boric havia ficado em segundo lugar com 25,82% contra 27,91% de Kast..
É a primeira vez desde a redemocratização, três décadas atrás, que um candidato que não venceu o primeiro turno chega à presidência. A posse ocorrerá em março.
Por Kris Couto
Fonte Metrô 1