O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi comemorado com uma grande caminhada, neste sábado (2), em Madre de deus, região metropolitana de Salvador, participaram pais, familiares e crianças diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os pacientes que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em diversas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em uma aptidão, e tornam-se pianistas, esportistas e cantores incríveis.
Na Bahia algumas cidades comemoraram a data que faz parte da campanha Abril Azul, onde concentra diversas atividades, ações de saúde e lazer voltadas para combater o preconceito contra o espectro assim como também informativos a familiares que precisam de orientações especializadas.
Em Madre de Deus não foi diferente, uma linda caminhada do centro até a orla marítima, abrilhantou este dia, a ação foi realizada pela rede TEAMADRE grupo de mães atípicas.
Por Kris Couto