No povoado de Barcelos do Sul, distrito da cidade de Camamu Bahia ( região da costa do dendê), nesta terça-feira, 2 de Fevereiro, aconteceu a missa em honra a Nossa Senhora das Candeias, Padroeira da localidade. Em meio a pandemia, onde os fiéis tiveram que usar máscaras, a missa teve muita devoção , fé e gratidão, daqueles que todos os anos participam dos festejos em homenagem a santa. Essa missa, reúne , crianças, jovens e idosos de mais de 90 anos que assistem as novenas e também rezam com a imagem da santa dentro das casas, é uma tradição Nossa Senhora das Candeias passar o dia nos lares dos devotos. Em Barcelos a religiosidade é uma marca forte entre os moradores, devotos como Lourival Pereira de Jesus, 94 anos e Wydson Malta Coutinho, 93 anos, ambos nascidos e criados na região, contam que devido a intercessão da padroeira, foram curados de doenças graves, porém devido a pandemia não puderam participar este ano como de costume.
O tradicional cortejo marítimo com a Santa Nossa Senhora das Candeias, onde reunia diversas escunas, lanchas e embarcações, a famosa Romaria de Barcelos do Sul, este ano foi cancelada devido ao covid-19, assim como as festas de largo que atraia muitos turistas de diversas cidades. Sabe aquele lugar que tem belas paisagens, vista para o mar, onde se pode encontrar paz, tranquilidade e de quebra um ar puro diferenciado? Assim é Barcelos do sul , a beleza está na simplicidade.
História
A origem deste povoado, com lindas paisagens e um povo simples e acolhedor que fazem as melhores moquecas de aratu ( iguaria da região) , teve início nas terras da antiga Capitania de São Jorge dos Ilhéus, no aldeamento jesuítico de Nossa Senhora das Candeias, fundado pelos padres jesuítas no território do Fundo das Doze Léguas, sesmaria doada por Mem de Sá, o terceiro governador geral do Brasil, o povoado de Barcelos do Sul já existia na primeira metade do século XVII.
Viajar é maravilhoso, porém quando tudo voltar ao normal e a pandemia acabar, vale a pena conhecer esta localidade histórica, com manifestações culturais, religiosas e uma culinária de dar agua na boca, Barcelos do Sul, estará de braços para te receber.
Por kris Couto
Discussion about this post