As famosas pesquisas indicaram números totalmente diferentes no primeiro turno das eleições deste ano todo, gerando uma série de questionamentos e desconfianças e para este segundo turno o que podemos esperar destas pesquisas, Será que realmente o papel das pesquisas é prever o que vai acontecer nas eleições? Ou mostrar apenas o cenário de hoje?
Você já está decidido em quem vai votar? Concorda que a maioria dos brasileiros já bateram o martelo e escolheram seu próximo presidente?
Pois é meus caros leitores, no entanto, vamos aguardar até o dia 30 de outubro, para fazer está comparação, enquanto isso a Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda (10), aponta que 94% dos eleitores brasileiros dizem estar totalmente decididos em quem irão votar para presidente no segundo turno.
Os que dizem que ainda podem mudar de opinião são 6%.Entre os eleitores de Lula (PT), 93% dizem que a decisão é definitiva, 7% dizem que podem mudar e 1% disse que não sabe ou não respondeu.Entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), 95% dizem que a decisão é definitiva e outros 5% disseram que ainda podem mudar.
Pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código Nº 02853/2022.
Por Kris Couto