Mais de 50 pessoas estão desabrigadas no município baiano de Cardeal da Silva, após a localidade registrar enchentes por quatro dias seguidos, consequentes das fortes chuvas que têm assolado o estado da Bahia.
As recentes mudanças climáticas resultaram também na inundação do Rio Inhambupe, localizado nas proximidades de Cardeal da Silva. A cheia tem prejudicado os residentes da região, e, por isso, a prefeitura do município abriu valas com o intuito de intensificar o escoamento da água.
No momento, os desabrigados foram acolhidos e estão recebendo o amparo da Creche Municipal Infantil Irmã Dulce.
Diante da situação de emergência, o prefeito da cidade, Branco Sales (PP), pediu apoio e sensibilidade por parte do Estado, ao explicar que apesar dos esforços da prefeitura a região precisa de ajuda.
“Necessitamos de um apoio da Defesa Civil, dos Bombeiros, social, estrutural, logístico e financeiro para salvar a dignidade e a vida dessas pessoas. Parecemos invisíveis, Cardeal está fora da estatística, mas a verdade é que a cidade passa por uma situação de emergência e não podemos aguardar mais tanto tempo.”