Os taxistas do Município de Candeias, deverão passar pela verificação periódica anual de taxímetro, no período de 28 de fevereiro a 10 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.
A ação é realizada pela Prefeitura Munipal através da Secretaria de Trânsito e Transportes– SMTT, em parceria com o Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade).Conforme a Secretaria de Trânsito e Transporte é esperado 400 taxistas para realizar a verificação. A inspeção é realizada em duas etapas, o procedimento administrativo e a parte prática.
É importante que o taxista tenha o taxímetro instalado e aferido anualmente, em virtude da lei federal N° 12.468/2011 e do Decreto Municipal 058/2014, realizamos esse procedimento que traz comodidade e segurança tanto para o trabalhador quanto para população que vai utilizar o serviço, disse Patrícia Anjos, coordenadora do CTP.
O procedimento de inspeção envolve a triagem dos documentos, teste do taxímetro respeitando o valor limite de R$ 7,70. Se aprovado, o taxímetro e o veículo receberão os selos e lacres de verificação do Ibametro/Inmetro, além do Certificado de Verificação Metrológica.O taxista Jorge Luís, levou seu veículo para ser vistoriado e parabenizou a secretaria por mais um ano trabalhar em parceria com o Ibametro. “Está sendo mais fácil para mim e outros colegas taxistas que agora não precisamos se deslocar para outro município, pois estamos tendo na cidade a possibilidade de realizar o procedimento e ser orientado já na secretaria”, disse.
O taxímetro é um instrumento regulamentado pelo Inmetro e deve passar por verificações periódicas. É importante que o taxista faça a verificação, caso o taxista não compareça no período, deverá justificar a ausência, os taxistas que não justificarem serão autuados conforme estabelecido pelo Ibametro, informou o Coordenador de fiscalização e verificação, Emanuel Portela.
Por Kris Couto
Fonte Ascom Prefeitura