A eleição dos Conselhos Tutelares foi realizada neste domingo, 1º, em 223 municípios da Bahia, através de urnas eletrônicas, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
Foram escolhidos 2.225 membros para compor os 445 Conselhos Tutelares existentes em toda a Bahia. Cada conselho possui 5 membros titulares e os eleitos vão cumprir exercício no mandato de 2024 até 2027.
Em Madre de Deus, a população elegeu os seus 5 conselheiros, os mais votados foram: Eli Ivonildes Almeida Lima, com 432 votos, Fabiana Carvalho com 354 votos, Guaciara Márcia, com 289 votos, Marivaldo Araújo Silva Junior com 255 votos e Ana Lucia Matos com 216 votos. Ao todo 16 candidatos disputaram as vagas no município . A votação começou às 8 horas na Escola Magalhães Neto, e encerrou por volta das 20 horas. A posse dos escolhidos está prevista para o dia 10 de janeiro do ano que vem.
Para cumprir com eficácia sua missão social, os conselheiros tutelares, deve executar com zelo as atribuições que lhe foram confiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o que, na prática, resulta em aplicar medidas de proteção.
vale ressaltar que a eleição unificada dos membros dos Conselhos Tutelares ocorre em todo território nacional, a cada quatro anos, sendo sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. O voto é facultativo para esse pleito e quem estava em dias com a Justiça eleitoral até o dia 3 de julho deste ano, foi exercer esse direito.
Por Kris Couto