O Leste Europeu está tentando conter uma crescente onda de infecções do coronavírus, que supera o ritmo de vacinação. Vários países anunciaram a prorrogação dos “lockdowns” e novas medidas de combate à covid-19 ontem quarta-feira (11), porque a disseminação das variantes do vírus, estão provocando uma terceira onda de casos na região.
A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. Eslováquia, Hungria e Polônia estão passando pelos surtos mais graves em meses.A República Tcheca é o país que mais tem sofrido, com contaminações crescendo dez vezes mais rápido do que na Alemanha, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (EDCD).
A República Tcheca é líder em mortes como porcentagem da população no mundo, seguida por Reino Unido e Hungria, que recentemente ultrapassaram a Itália, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.
O primeiro-ministro da República Tcheca, Andrej Babis, disse que a situação no país é extremamente grave, por causa da disseminação da cepa inicialmente detectada no Reino Unido, e que terá de adotar mais restrições. Segundo ele, as atuais regras não são suficientes para lidar com a nova crise.
Um ano após OMS declarar a pandemia de Covid-19, o número de mortes passam de mais 2,6 milhões no mundo.
Por Kris Couto
Fonte Metro1
Discussion about this post