A Índia se tornou nesta quarta-feira (23) o quarto país a ter realizado um pouso bem-sucedido na Lua, com a espaçonave Chandrayaan-3.
A missão é vista com o potencial para consolidar o status da Índia como uma superpotência global no espaço.Anteriormente, apenas os Estados Unidos, a China e a antiga União Soviética completaram aterrissagens suaves na superfície lunar.
A missão é vista com o potencial para consolidar o status da Índia como uma superpotência global no espaço.
Anteriormente, apenas os Estados Unidos, a China e a antiga União Soviética completaram aterrissagens suaves na superfície lunar.
A água, congelada em crateras sombrias, poderia ser convertida em combustível para foguetes ou mesmo em água potável para futuras missões tripuladas.A tentativa da Índia de pousar sua espaçonave perto do polo sul lunar ocorre apenas alguns dias após a tentativa fracassada de outra nação de fazer o mesmo.
A espaçonave russa Luna 25 caiu na lua em 19 de agosto depois que seus motores falharam, encerrando a primeira tentativa de pouso lunar do país em 47 anos.Conforme o Chandrayaan-3 se aproximava da lua, suas câmeras capturaram fotografias, incluindo uma tirada em 20 de agosto que a agência espacial da Índia compartilhou na terça-feira (22). A imagem oferece um close-up do terreno cinza empoeirado da lua.
Por Kris Couto
Fonte CBN