Quatro municípios baianos serão beneficiados com a construção de um Centro de Parto Normal (CPN): Ibotirama, Macaúbas, Santa Maria da Vitória e Porto Seguro. A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Eixo Saúde, que prevê a construção de 30 centros de parto normal (CPNs) em 19 estados brasileiros, com um investimento de R$ 93 milhões. Essas unidades estão projetadas para realizar aproximadamente 36 mil atendimentos por ano.
Os centros de parto normal são unidades de saúde destinadas à assistência ao parto de risco habitual, fora de estabelecimento hospitalar, que prestam assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido.
São projetados para oferecer um ambiente acolhedor e assistência humanizada às gestantes que desejam o parto normal, em consonância com o foco prioritário do Governo Lula na saúde da mulher. Segundo Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelo projeto dos CPNs, o objetivo é ofertar um atendimento completo às gestantes.
Por Kris Couto
Fonte Atarde