A variante britânica do novo coronavírus, chamada de B.1.1.7, é 45% mais contagiosa que o Sars-CoV-2 original. A informação, publicada no periódico Cell Reports Medicine.
A cepa logo se espalhou em Israel. De acordo com cientistas da Universidade de Tel Aviv, em 24 de dezembro, apenas 5% dos casos positivos eram atribuídos à nova variante.
Em janeiro de 2021, seis semanas depois, o número pulou para 90% e hoje se encontra em cerca de 99,5%.A conclusão que aponta a variante britânica como 45% mais contagiosa consta em um estudo com base em dados coletados por meio de 300 mil testes de Covid-19.
De acordo com o professor Ariel Munitz, do Departamento de Microbiologia Clínica e Imunologia da universidade israelense e responsável por conduzir a investigação, foi possível acompanhar a disseminação da variante britânica sem que fossem feitos sequenciamentos genéticos.Isso porque a equipe usou um kit que detecta três genes virais distintos, um dos quais é conhecido como “gene S” e foi apagado na mutação da B.1.1.7, o que torna o processo de identificação mais simples.
Por Kris Couto
Fonte Atarde
Discussion about this post