Everton Ribeiro, camisa 10 e capitão do Bahia, anunciou o diagnóstico de um câncer de tireoide na tarde desta segunda-feira (6) e contou que passou por uma cirurgia.
Everton Ribeiro fez um depoimento sobre sua situação para tranquilizar fãs nas mídias sociais.“Oi, amigos. Preciso compartilhar uma notícia com vocês. Há cerca de um mês, fui diagnosticado com um câncer na tireoide. Hoje fiz a cirurgia e tudo correu bem, graças a Deus. Sigo em recuperação, com fé e com o apoio da minha família e de vocês. Obrigado por cada oração e carinho. Ter vocês ao meu lado faz toda a diferença. Tenho certeza de que vamos vencer mais essa batalha juntos”, comunicou.
Existem quatro tumores primários de tireóide:
- papilífero: o tipo mais comum, cerca de 80% dos casos. Cresce lentamente e costuma ter boa evolução para cura;
- folicular: também tem evolução lenta e, na grande maioria, tem um bom resultado com os tratamentos;
- medular: mais raro de acontecer e pode estar relacionado a síndromes genéticas hereditárias;
- anaplásico: muito incomum e o tipo mais agressivo e de crescimento rápido são, na grande maioria, diagnosticado em estágios avançados.
Os sintomas mais comuns para o câncer de tireóide são:
- nódulo ou caroço no pescoço e que, na maioria, não doem;
- inchaço no pescoço;
- rouquidão recorrente;
- dificuldade para engolir ou respirar;
- dor que pode chegar ao ouvido ou mandíbula.
O diagnóstico é feito por uma obtenção de fragmento, por meio de uma punção aspirativa que utiliza uma agulha fina semelhante a uma coleta de sangue. Exames de imagem e laboratoriais sanguíneos colaboram para melhorar a observação.
Everton Ribeiro contou que recebeu o diagnóstico há cerca de um mês. O jogador explicou que está em recuperação e agradeceu o carinho dos seguidores.
Fonte G1





























