A semana de natal será marcada por um comportamento climático distinto no Brasil: Enquanto o Rio Grande do Sul e estados das regiões Centro-Oeste e Norte registram chuvas muito frequentes e intensas, uma região que compreende o Sudeste e outra parte do Centro-Oeste, Nordeste e Sul permanecem com tempo mais firme, mas com probabilidade de chuvas.
Isso ocorre devido à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o país, que ajuda a configurar um bloqueio atmosférico e a inibir a formação de chuvas significativas sobre a área central do país.
Isso não significa que, Chuvas localizadas e rápidas ainda podem se formar. No entanto, os acumulados totais serão baixos e é muito difícil que causem transtornos grandes para a população.No final de dezembro, no entanto, esse panorama meteorológico pode mudar completamente, com o retorno de chuvas mais intensas para essa região central do Brasil.
Já no próximo sábado (27), um ciclone começará a se configurar no sul da América do Sul. Sua frente fria associada irá avançar pelo Brasil, rompendo o bloqueio atmosférico e ocasionando pancadas de chuva significativas já no domingo (28) em boa parte do Sudeste do país.
Entre os dias 29, 30 e 31 de Dezembro – os últimos dias de 2025 – esse sistema voltará a causar chuvas significativas na região Sudeste e nos seus arredores, especialmente durante a tarde e a noite – com acumulados que podem causar transtornos significativos para a população.
Fonte Temo.com Noticias





























