O médico baiano e deputado estadual Alan Eduardo Sanches dos Santos, morreu aos 58 anos, na manhã deste sábado, em Salvador.
Dr Alan como era conhecido pelo povo, tinha formação sólida na área da saúde e atuou como médico antes de consolidar a carreira política. Natural de Salvador, ele nasceu em 13 de janeiro de 1968 e era pai de quatro filhos, entre eles o vereador Duda Sanches, do União Brasil.
Alan Eduardo Sanches dos Santos era formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, em Salvador. Após a graduação, especializou-se em Ortopedia, área voltada ao diagnóstico e tratamento de doenças e lesões do sistema musculoesquelético. Essa formação médica antecede sua entrada na política e foi frequentemente citada por ele como base técnica para a atuação parlamentar.
Na Câmara Municipal de Salvador, onde foi eleito vereador em 2004 e reeleito em 2008, Alan presidiu a Casa entre 2009 e 2010. Nesse período, foi presidente da Comissão de Educação e atuou como titular da Comissão Especial de Saúde, espaço em que acompanhou discussões sobre serviços de saúde da capital, atenção básica e gestão do sistema municipal.
A partir de 2011, já como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia, Alan Sanches passou a ter atuação ainda mais direta nas pautas da área. Ele foi vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento em diferentes períodos e integrou a comissão de forma contínua ao longo de vários mandatos, tanto como titular quanto como suplente.
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) também se solidarizou com essa perda “uma notícia dolorosa, manifestando seu imenso pesar à família, aos amigos e aos colegas. Segundo o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, como parlamentar, ele defendeu pautas ligadas à saúde e esteve sempre disponível ao diálogo com o Conselho: “Estou tomado de surpresa e consternação. Tive contato com ele há 72 horas e estávamos combinando um novo encontro, o que, infelizmente, não ocorrerá. O Cremeb se junta a todos neste momento de dor, em solidariedade à família e pede a Deus pelo descanso eterno de sua alma”.
A morte de Alan Sanches encerra a trajetória de um político que levou a formação médica para dentro do Parlamento, utilizando o conhecimento técnico como ferramenta de atuação institucional em uma das áreas mais sensíveis da administração pública



























