No vôlei masculina desta madrugada por um momento, tudo indicou um drama. No início, contra os Estados Unidos, o Brasil até tentava se impor, mas errava e a seleção rival só pontuava . Aos poucos, porém, o jogo encaixou.
A seleção de Renan Dal Zotto ignorou a pressão e encaminhou a vaga nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio. De virada, em 3 sets a 1, parciais 30/32, 25/23, 25/21 e 25/20, bateu os americanos na Arena Ariake.
Após a derrota para Rússia no jogo anterior, o Brasil precisava vencer para não ter de decidir a classificação às quartas de final no último jogo da fase, contra a França. Com o triunfo, praticamente garante a vaga. Uma derrota de Argentina ou França para Tunísia e Rússia, respectivamente, confirma a ida.
O Brasil, agora, soma três vitórias em Tóquio – número de triunfos é o primeiro critério de desempate. A seleção empurrou os EUA e tomou o segundo lugar no grupo B, com oito pontos, atrás da Rússia. Se a Argentina, que encara a Tunísia, ou a França, que pega os russos, perder nesta rodada, a seleção confirma a classificação.
Por Kris Couto