O medicamento oral experimental da MSD – Merck Sharp & Dohme (como é chamada no Brasil a farmacêutica norte-americana Merck) contra a covid-19, o molnupiravir, reduziu em cerca de 50% a chance de hospitalização ou morte para pacientes em risco de doença grave, de acordo com os resultados dos ensaios clínicos provisórios.
O molnupiravir é um antiviral experimental de ação oral e foi desenvolvido para o tratamento da gripe. É um pró-fármaco do derivado nucleosídeo sintético N4-hidroxicitidina e exerce a ação antiviral por meio da introdução de erros de cópia durante a replicação do RNA viral.
A MSD e a parceira Ridgeback Biotherapeutics planejam buscar a autorização de uso de emergência nos Estados Unidos para a pílula o mais rápido possível e enviar solicitações às agências regulatórias em todo o mundo.Devido aos resultados positivos, o ensaio de fase 3 está sendo interrompido precocemente por recomendação de monitores externos.
“Isso vai mudar o diálogo sobre como lidar com a covid-19”, disse Robert Davis, diretor-executivo da MSD.O molnupiravir é um antiviral experimental de ação oral e foi desenvolvido para o tratamento da gripe.
Por Kris Couto