A Rússia estabeleceu linhas de ataques em três grandes cidades: Kiev, Carcóvia e Kherson, segundo o “New York Times”. Tropas ucranianas lutam para resistir aos russos nesses três locais.
O jornal cita o site Ukrainska Pravda, que diz que houve combate a cerca de 360 metros da praça de Maican, no centro de Kiev.Houve confronto nas ruas, e foi possível ouvir explosões e tiros pela cidade.
O metrô de Kiev parou de funcionar, e as estações, agora, são somente abrigos antiaéreos, disse o prefeito Vitali Klitschko no Twitter.Segundo o prefeito, há dezenas de feridos por causa das lutas que ocorrem durante a noite. Ele afirmou que 35 pessoas, incluindo duas crianças, foram feridas —não está claro se ele se refere apenas a civis.
O presidente Volodymyr Zelensky disse que a capital Kiev ainda está sob controle da Ucrânia, mesmo com a invasão russa que começou na quinta-feira. “Nós resistimos e estamos repelindo os ataques inimigos com sucesso. A luta continua”, ele afirmou em um vídeo.
Cerca de 100 mil ucranianos cruzaram a fronteira para a Polônia desde o início do ataque russo – anunciou o vice-ministro polonês do Interior, Pawel Szefernaker, neste sábado (26).
“Desde o lançamento das operações de guerra na Ucrânia e até hoje, ao longo da fronteira com a Ucrânia, 100 mil pessoas cruzaram da Ucrânia para a Polônia”, disse Szefernaker à imprensa no posto fronteiriço de Medyka, no sudeste da Polônia.
Amém ONU estima que esse número pode chegar a 5 milhões.
Por Kris Couto
Fonte G1