Para homenagear a primeira capital do Brasil, um refrão da música de Saulo Fernandes “Salvador, Bahia ,Território africano, Baiano sou eu, é você, somos nós ,uma voz de tambor” porque de fato Salvador é a cidade raiz de todo bem, de gente de muita fé e acolhedora, terra festeira do carnaval, de alegria e encantos, de tradições e uma cultura riquíssima e diversificada que vai da culinária as manifestações religiosas e pontos turísticos maravilhosos .
vale aqui relembrar sua história: dia 29 de março de 1549 é, oficialmente, a data da fundação da primeira capital do Governo-Geral do Brasil. A escolha de Salvador, inicialmente nomeada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, deveu-se ao fato de a Região Nordeste ter a maior extração de pau-brasil, bem como ser a principal produtora de açúcar. Além disso, sua localização facilitava a exportação desses produtos.
O primeiro governador-geral do Brasil foi o militar e político português Tomé de Sousa que exerceu o cargo de 1549 a 1553.Durante 214 anos, Salvador foi a capital do Brasil. A situação mudou com a descoberta de ouro e o declínio da produção da cana de açúcar. Quando o ouro foi encontrado em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, Salvador perdeu o posto de porto mais importante. Desta maneira, a sede do governo é transferida para o Rio de Janeiro em 1763, com o intuito de fiscalizar as regiões de mineração durante o ciclo do ouro.
Ser soteropolitano é massa, são 473 anos de história, parabéns Salvador.