A expectativa de um novo aumento de casos da Covid-19, com a transmissão rápida da subvariante da ômicron (BQ.1), indica a continuidade da doença no mundo.
Esta é a avaliação do médico infectologista e membro diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Antônio Bandeira, diante da sublinhagem já responsável por uma morte no Brasil.”A Covid-19 não vai nos deixar. É como a Influenza, que a gente tem todo ano, está acostumado, e inúmeros vírus que circulam nas comunidades humanas, às vezes há centenas de anos.
A Covid-19 é um coronavirus novo que veio se juntar a outros coronavírus, ela nao vai embora”, declarou o infectologista em entrevista a Rádio Metropole.
Sobre o surgimento da subvariante, Bandeira diz que é o caminho natural do vírus. “É isso que vai acontecer. São mutações que vão ocorrer e a gente, com a vacina, vai controlar. Hoje, a gente tem a segurança de dizer que as vacinas que temos disponíveis são eficazes mesmo contra essas subvariantes, contra as formas graves [da doença] e óbito”, afirmou.
Por Kris Couto