Em solenidade realizada na manhã de quinta-feira, 23, na Câmara Municipal de Candeias, 154 jovens receberam do Exército Brasileiro, o Certificado de Dispensa da prestação do Serviço Militar, de acordo com a Legislação Brasileira.
Com a presença de oficiais da 6ª Região Militar, na Bahia, tenente-coronel Sérgio Ribeiro, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização, do tenente Luiz Fernando Barbosa Pereira, delegado do Serviço Militar do Norte da Bahia, e de Joas Santana, secretário da JSM (Junta do Serviço Militar), em Candeias, os jovens cumpriram as formalidades legais, fizeram o tradicional juramento e ouviram a apresentação dos Hinos da Bandeira e Nacional.
Para representar o ato, alguns jovens receberam o certificado e os demais podem procurar a JSM a partir de 5 de março. Mas se houver urgência, podem fazer a qualquer momento.
Com o documento, eles cumprem uma etapa da vida e ficam em dia com parte importante da cidadania. Em geral, por excesso de contingente, muitos são dispensados de servir às Forças Armadas (Aeronáutica, Exército ou Marinha). No entanto este documento é exigido, por exemplo, para ingressar em um emprego, pois devem estar em dia com o serviço militar.
Segundo o tenente Luiz Fernando, que emocionado anunciou a despendida da função de delegado, essa é uma das etapas que devem honrar cada brasileiro porque ele viveu o mesmo momento com a diferença que se integrou ao Exército, e se orgulha de ser um integrante das Forças Armadas. Ainda agradeceu a convivência que teve no setor com os colegas de farda, especialmente o tenente-coronel Sérgio Ribeiro, assim como a receptividade que recebeu na cidade.
Também participaram do ato, o presidente da Câmara Municipal, Valdir, Cruz, o líder do Governo Municipal, vereador Gil Soares, o secretário de Governo da Prefeitura de Candeias, Washington Campos, o diretor Legislativo da Câmara, Antônio Bordoni, o subtenente Jaildo Jesus dos Santos, representando o major Márcio Souza, comandante da 10ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia), com sede em Candeias, e familiares dos jovens.
Por Kris Couto
Fonte: Assessoria Câmara