A Campanha Março Amarelo de Prevenção à Endometriose alerta mulheres para cuidarem da saúde feminina. Na Clínica Municipal da Mulher, localizada no centro da cidade de Candeias, as pacientes podem fazer a ultrassonografia transvaginal, que é o exame específico de imagem para detecção, na região uterina.
Se for diagnosticada com a doença, ela deve fazer uma consulta ginecológica. A coordenadora da clínica, Deisenara Ribeiro, explicou o passo a passo do tratamento no município. “Através da consulta, a paciente poderá fazer uso de medicamentos ou passar por alguma intervenção cirúrgica, se esse for o caso. Todo nosso atendimento é via regulação.
A paciente passa por uma consulta no posto de saúde, no bairro onde mora. Depois, é encaminhada para central de marcação. Quando ela chega na Clínica da Mulher, o nome é identificado na lista de marcação Sisreg. E ela é atendida pelo profissional assim agendado”, esclareceu a coordenadora.
Na Clínica da Mulher, a paciente é assistida com consultas ginecológicas. São três médicos especialistas em Ginecologia. As ultrassonografias e os preventivos são realizados durante toda semana. Para complementar a saúde feminina, há o exame de mamografia e consulta com especialista. A Nutrição também é uma grande aliada para uma boa alimentação e qualidade de vida da mulher que é acometida por endometriose. Ribeiro ressalta que as mulheres devem se preocupar com a saúde íntima.
“A endometriose é um distúrbio que pode afetar toda a vida das mulheres, desde o ciclo menstrual até a digestão, humor e fertilidade. Mulheres com esse tipo de diagnóstico deve se cuidar, pois, mesmo sendo de origem desconhecida, a endometriose pode causar problemas graves. Se tem fortes cólicas menstruais, dor durante a relação sexual e sangramentos intensos, busque ajuda na unidade de saúde mais próxima”, completou ela.
Por Kris Couto