Um líder religioso pode fazer pedidos com conotação sexual a uma criança? Assim inicio esta reportagem que me casou repulsa, ranço, nojo e tantos outros adjetivos que caibam nesta cena grotesca. O Dalai Lama, líder religioso do Tibete, em um vídeo aparece pedindo a uma criança que chupe sua língua. Não é sensacionalismo, é ser realista, é assistir um vídeo que claramente ficou explicito uma conotação sexual, para com uma criança inocente, que ficou até confusa, e não queria fazer o que o Dalai havia pedido.
Mas o que será que se passou na cabeça desta criança? você leitor já assistiu o vídeo? fez esta pergunta também? No mínimo o menino sabe que é errado beijar na boca de um estranho imagine chupar a língua desta pessoa, mesmo este sendo um líder religioso e deve ter pensado: “Mas isso é errado, porque ele esta me pedindo para chupar sua língua?, eca que nojo” eu não quero fazer isso”. O que causa revolta também é ouvir o público dando risadas como se fosse algo engraçado e ninguém tira a criança desta situação que visivelmente não queria beijar na boca e nem chupar a língua de um adulto.
O vídeo que foi gravado em 28 de fevereiro deste ano e viralizou, acontece em um evento organizado por uma organização filantrópica do mercado imobiliário em Dharamsala, no norte da Índia, onde fica a residência oficial do Dalai Lama. No trecho, Dalai mostra a língua para a criança, que ficou desconcertada, logo após ele perguntar: “você pode chupar minha língua?” Na sequência, o Dalai Lama puxa novamente o rosto do menino e diz “chupe minha língua”, esticando então a língua para fora, o menino mostra resistência. Esta foi uma situação constrangedora e sem pudor que feri a decência e a inocência de uma criança que apenas pediu um abraço fraterno. Para especialistas e psicólogos é preciso acabar com essa cultura que muitos adultos acreditam que podem fazer o que quiser com o corpo de uma criança.
“Sua Santidade costuma brincar com pessoas que conhece, de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta esse incidente”, diz o comunicado publicado na conta oficial de Dalai Lama nas redes sociais.
Não se pode normalizar e levar na brincadeira episódios como estes, e nem de qualquer que seja o líder religioso, padres, pastores, bispos e ate mesmo de familiares e conhecidos pais, tios, amigos, vizinhos. vivemos no mundo onde a pedofilia é real e ate virtual, é preciso proteger nossas crianças deste mal ao qual são expostas todo santo dia, nenhuma delas infelizmente esta imune, todas correm risco, porque onde existe crianças pode haver um abusador próximo, que infelizmente não tem placa e nem avisa quando vai atacar e quando menos se espera, o abuso sexual é cometido, ameaçador e traumatizante para as crianças.
Diversos usuários nas redes sociais ficaram chocados e enojados com as imagens, acusando-o de pedofilia e pedindo até sua prisão. No pedido de desculpa, o dalai lama diz que o ato foi ‘inocente’, sem se manifestar sobre o pedido ser inapropriado. Será que o pedido de desculpas foi o suficiente? Como diz a psicologa Lelilane Rocha em suas redes sociais ” Não podemos mais tolerar o desrespeito ao corpo infantil.”
Por kris Couto