A Universidade Santo Amaro (Unisa) se manifestou em nota e decidiu expulsar seis estudantes de medicina que participaram de uma masturbação coletiva, apelidada de “punhetaço”, durante um jogo feminino.
O vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra o momento em que os alunos tiram as roupas e mostram os órgãos genitais durante uma partida de vôlei feminino em um torneio universitário na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo.
Apesar de ter viralizado recentemente, a partida ocorreu entre os dias 28 de abril e 1º de maio deste ano. Na última segunda-feira, 18, a Polícia Civil instaurou um inquérito para identificar os estudantes envolvidos no ato obsceno. O crime, previsto no artigo 233 do Código Penal, se refere a prática de “ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público”, com pena prevista de 3 meses a 1 ano de prisão.
O Ministério das Mulheres também manifestou repúdio, nesta segunda-feira, 18, sobre a atitude dos estudantes.Romper séculos de uma cultura misógina é uma tarefa constante que exige um olhar atento para todos os tipos de violências de gênero”, escreveu o ministério. “Em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério das Mulheres reforça seu compromisso de enfrentar essas práticas que limitam ou impossibilitam a participação das estudantes como cidadãs.
Vamos seguir trabalhando para que as universidades sejam espaços seguros, livres de violência.
Por Kris Couto
Fonte G1