A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou a vacinação contra a dengue para crianças e jovens de 6 a 16 anos. A medida, tomada nesta quinta-feira (18), foi possível após o o Ministério da Saúde orientar que os estados e municípios ampliem a vacinação para pessoas até 59 anos.
Além do DF, seis estados brasileiros também confirmaram a ampliação da faixa etária para a vacinação.
Veja os estados onde a vacinação contra a dengue já foi ampliada
- Acre: Governo estadual vai seguir orientação do Ministério da Saúde. Capital Rio Branco já tinha ampliado a faixa etária de 6 a 20 anos e para pessoas com comorbidades de 21 a 59 anos no início desta semana.
- Amazonas: A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas recomendou aos municípios a ampliação da campanha, a partir da orientação do MS. A recomendação começa a valer a partir desta quinta-feira (18) para a faixa etária de 10 a 59 anos. Prefeitura da capital ainda não se manifestou.
- Bahia: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia autoriza 54 municípios com doses a vencer em abril para ampliação da faixa etária, mas decisão fica com prefeitos. A capital do estado, Salvador, ainda estuda ampliação.
- Distrito Federal: A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou a vacinação contra a dengue para crianças e jovens de 6 a 16 anos.
- Goiás: Governo estadual vai seguir a orientação do Ministério da Saúde.
- Mato Grosso do Sul: Recomendação para municípios é manter faixa etária de 10 a 14 anos de idade. No entanto, se houver doses de vacina dengue com vencimento em 30 de abril, elas podem ser aplicadas em pessoas da faixa etária de 6 a 16 anos de idade, e pode ser ampliada de 4 a 59 anos conforme disponibilidade.
- Rio Grande do Norte: Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte orienta que municípios sigam a recomendação do Ministério da Saúde.
- São Paulo: O estado vai seguir a orientação do Ministério da Saúde, mas apenas os municípios de Poá, Guararema, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Santa Isabel têm doses a vencer até o dia 30 de abril — a capital São Paulo está fora da ampliação já que tem apenas 720 doses com vencimento até o dia 30 de abril.
Por Kris Couto
Fonte G1