A sessão da Câmara municipal de vereadores da cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, que aconteceu na tarde de ontem terça-feira (9), teve como um dos principais focos de discussões, entre alguns vereadores no plenário, a limpeza urbana do município.
O vereador Adailton do Suape (PCdoB), afirmou que a ‘cidade se tornou um grande lixão’ e cobrou que os secretários não fiquem nas salas. “Saiam do ar-condicionado e venham pra rua, Tony secretário de obras e Zé Maria de serviços públicos, tem que tá todo dia na rua pra ver qual é a necessidade”, têm dois lixões: um no parque de asfalto, e lá dentro também no engenho velho”. Disse o parlamentar
Já o vereador André da Limpeza (PSD), cobrou do secretário um serviço de coleta urbana melhor na cidade. “Eu costumo dizer o seguinte: a limpeza urbana é o carro chefe de qualquer município, se ela não vai bem imagine o resto”, afirmou André. Segundo ele, a limpeza na cidade sempre funcionou bem, se mudava de empresa os funcionários só trocavam a farda. O Edil ainda parabenizou os trabalhadores pelo esforço, mas destacou que a quantidade de funcionários não é suficiente para deixar a cidade limpa.
Para o vereador e líder do governo na Câmara, Marden Lessa (PSB), sugeriu que a administração municipal entre em contato com Henrique Reis, ex-gerente de limpeza urbana do município. “Já fale aqui várias vezes, tá esperando o que prefeito pra contratar Henrique pra consertar a limpeza da cidade? Tá esperando a gente tomar mais e mais porradas aqui?” disse o edil. Em seu discurso Marden também questionou os colegas da oposição, sobre o pouco tempo de gestão, ter reclamações sobre a coleta de lixo.” Eu não admito que o prefeito com um mês e dez dias de seu governo, nós tenhamos aqui, queixas da limpeza urbana da cidade, diga-se de passagem: se não o melhor, um dos melhores serviços que nós temos em 30 anos de emancipada”. No entanto o parlamentar também chamou atenção do secretário da pasta para que arregace as mangas para trabalhar na cidade.
Já o vereador Val Peças (PSB) afirmou que a base governista precisa admitir os problemas na limpeza urbana da cidade, a base tem que dar as mãos à palmatória e que tem que criticar quando for preciso.
Por Kris Couto
Discussion about this post