Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última quinta-feira (05), revela que a rejeição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-presidente Jair Bolsonaro atingiu altos níveis de rejeição.
Segundo o levantamento, 66% dos brasileiros não desejam que Lula dispute um novo mandato em 2026 — o menor índice de apoio a uma reeleição já registrado pelo instituto. No caso de Bolsonaro, atualmente inelegível por decisão do TSE, 65% acreditam que ele deve renunciar a uma eventual candidatura e apoiar outro nome na disputa presidencial.
O cenário tem incentivado figuras da direita a se posicionarem como alternativas. Governadores e aliados da família Bolsonaro buscam conquistar o apoio do ex-presidente para atrair esse segmento do eleitorado, especialmente após a queda consecutiva nos índices de aprovação de Lula, que vê seu favoritismo diminuir.
Em simulações de segundo turno, o petista agora aparece em empate técnico com Bolsonaro, com o governador Tarcísio de Freitas (SP) e com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.





























