A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (6), o recolhimento e a proibição da comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones fabricados pela D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda., após a detecção de fungos na superfície dos produtos.
A decisão também alcança alimentos de outra empresa que utilizam cogumelos ainda não autorizados para uso alimentar no Brasil.
De acordo com a Anvisa, a própria fabricante comunicou o recolhimento voluntário dos panetones afetados, todos com validade até 27 de fevereiro de 2026. A medida vale exclusivamente para os seguintes produtos e lotes:
Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 140g (lote 251027)
Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” 700g (lote 251027)
Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 700g (lote 251027)
Panetone com Frutas Trufado Tradicional 700g (lote 251027)

Além dos panetones, a Anvisa determinou o recolhimento e a proibição total — fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e consumo — de produtos da empresa Coguvita II Alimentos Ltda.. Segundo o órgão, os itens utilizam cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, ingredientes que ainda não tiveram sua segurança avaliada e autorizada para uso em alimentos no país.



























