“A fogueira tá queimando em homenagem a São João, o forró já começou vamos gente, rapapé nesse salão”. Esta música de Luis Gonzaga, forró na roça, é um dos hinos que não pode faltar nas festas do São João. Porém este ano, a ouviremos mais uma vez , dentro de casa. Sem o famoso som da zabumba, do triângulo e sanfona das bandas nas festas de rua.
Por conta da pandemia do coravirus o São João será cancelado mais uma vez, pelo menos em dez cidades da Bahia. Os municípios de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Itaberaba, Cachoeira, Santo Antonio de Jesus, Ipiaú, Euclides da Cunha, Mata de São João , Camaçari e Amargosa decidiram cancelar a festa para evitar aglomerações. Com a taxa de ocupação dos leitos de UTI em alta no estado e a vacinação vagarosa, as prefeituras optaram em não realizar a festa este ano. Outros municípios ainda avaliam a situação. São eles: Juazeiro, Irecê, Piritiba, Mucugê, Ipirá e Cruz das Almas.
Popularmente celebrado em todo o Brasil, com Quadrilhas, comidas típicas, fogueiras, bandeirolas, muito forró e arrasta pé assim era o mês de junho antes da covid-19 comprometer toda uma nação. Se no ano passado fez falta o são João, este ano fará muito mais.
vale lembrar que o Cancelamento da festa no ano passado deixou de movimentar mais de R$ 500 milhões em toda a Bahia, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Um prejuízo econômico, financeiro para muitas cidades que todos os anos comemoravam o tradicional São João.
Por Kris Couto
Fonte G1
Discussion about this post