O Brasil ainda precisa aplicar 200 milhões de doses para imunizar todos os maiores de 18 anos.O Ministério da Saúde recebeu nesta sexta-feira (16) mais 1 milhão de doses da CoronaVac e 4,5 milhões da vacina da Fiocruz.
Já são 55 milhões de CoronaVac e 74 milhões da AstraZeneca.Mas o Brasil ainda precisa de mais para imunizar totalmente a população acima de 18 anos, 160 milhões de pessoas.
Para chegar lá, pesquisadores da UFRJ e da USP mostram que o país ainda precisa aplicar 200 milhões de doses.“Tem que ser, no mínimo, um milhão de doses por dia até o final do ano para que a gente consiga alcançar metas razoáveis de cobertura vacinal. E quando eu falo um milhão por dia, é de segunda a domingo”, diz Guilherme Werneck, médico e professor de epidemiologia da Uerj e da UFRJ.
O governo federal garante que todos os brasileiros com mais de 18 anos estarão imunizados até o fim do ano. Para cumprir essa meta, estados e municípios se baseiam na projeção de entrega de doses do Ministério da Saúde, que nem sempre se confirma.
Em abril, o cronograma do Ministério da Saúde previa mais de 52 milhões de doses em junho. Entre maio e junho, essa projeção foi revisada cinco vezes. No final de maio, a expectativa já tinha caído para 43 milhões de doses.
Quando junho terminou, o total repassado a estados e municípios foi de 39.967.810, 12,2 milhões de doses a menos. A previsão de entrega para julho é de cerca de 40 milhões.
Por Kris Couto
Fonte G1