A Câmara Municipal de Candeias aprovou, na Sessão Ordinária de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, sob a presidência de Valdir Cruz, algumas medidas a favor das mulheres vítimas de ações de assédio, dos idosos, campanha de conscientização sobre depressão infanto-juvenil e pessoas que utilizam a internet para a prática de fake news (notícias falsas).
De autoria da vereadora Rita Loira, o Projeto de Lei dispõe sobre a regulamentação e estipula sanções à prática de assédio contra mulheres ou as que exponham publicamente a constrangimento, teve aprovação unânime das vereadoras e dos vereadores.Os Projeto de Lei, do vereador Jorge da JM, que dispõem sobre a criação de um programa de envelhecimento ativo e saúde da pessoa idosa na cidade e o que institui a Campanha sobre a depressão na infância e adolescência no Município, foram aprovados pela Casa.
Também na mesma sessão, os edis aprovaram o Projeto de Lei, do vereador Adailton Sales, que inclui, no Calendário Municipal de Candeias, a Semana de Conscientização e e a disseminação de notícias falsas (fake news). Outro projeto aprovado, de iniciativa de Adailton Sales, determina que laboratórios públicos e privados realizem a coleta de materiais de exame em pacientes, vítimas de doenças graves, que estejam acamados.
Os Projetos que concedem os títulos d Cidadão Candeense aos senhores José Carlos Lima de Almeida, de iniciativa do vereador Val Enfermeiro, e Edmilson Bispo de Souza, da vereadora Rita Loira, foram aprovados por unanimidade pelo Plenário.Por necessidade de ausência do presidente, Valdir cruz, a vice-presidente Ró Salomão assumiu a Presidência da Sessão.
Os vereadores Amiga Ju e Sílvio Correia usaram a Tribuna para falar sobre o Dia Internacional da Mulher parabenizando a todas e frisando que elas, incluindo evidentemente as representantes na Câmara Municipal, merecem respeito e devem ser homenageadas. Silvio Correia destacou os problemas enfrentados pelas mulheres no Distrito de Passé que buscam cursar o EJA, a situação das mães de filhos com autismo e as mulheres agricultoras que tiverem as plantações destruídas por máquinas de alguns empresários, além das que perderam os produtos, que tentam vender nas ruas da cidade para sustento da família, e foram tomados por prepostos da Prefeitura.
Sobre a denúncia de Sílvio Correia de um débito da administração com o restaurante do senhor Gabriel, que seria no valor de R$ 200 mil, o líder do governo Gil Soares destacou que iria se inteirar sobre o fato com o proprietário e as Secretarias de Administração e Finanças.
A vereadora Rita Loira destacou que o fato deve ser apurado para não pairar qualquer dúvida. Sobre o Dia da Mulher destacou a importância feminina na vida candeense, e frisou a volta dos vereadores à Tribuna (algo que parecia estra proibido) depois de algum tempo. Lembrou que nesta data não poderia deixar de enfatizar que recentemente a vereadora Lucimeire Magalhães foi vítima de perseguição nesta Casa apenas por ser mulher. “Não queremos tirar os direitos dos homens. Queremos o mesmo é respeito”, salientou.
A homenagem à Mulher (já que estamos no mês dedicado as Mulheres) vai ser realizada no dia 22 em Sessão Especial, de acordo com informe da vereadora Rosana de Bobó.Todos os vereadores e vereadoras, a exceção de Alcione Cica, que justificou, esteve não participou.Ainda foram apresentados diversos pedidos de providência e indicações, de autoria vários vereadores e vereadoras. Participaram da sessão Amiga Ju, Diego Maia, Irmão Valmir, Gil Soares, Ivan do Prateado, Jorge da JM, Pastor Adailton, Sílvio Correia, Kal de Bené, Rita Loira, Robinho, Rosana de Bobó, Ró Salomão, Tânia Batista, Val Enfermeiro e Valdir Cruz.
Por Kris Couto
Fonte: Assessoria Câmara