A Câmara Municipal de Candeias realizou na quinta-feira, 26/1, uma Sessão Extraordinária para apreciar uma série de projetos, indicações e requerimentos de autoria dos vereadores e do Poder Executivo.Mais de 20 projetos, indicações e requerimentos estavam na pauta.
A segunda sessão extraordinária convocada este ano pelo presidente Valdir Cruz contou com a participação de 16 dos 17 vereadores (Amiga Ju, Diego Maia, Gil Soares, Irmão Valmir, Ivan do Prateado, Jorge da JM, Pastor Adailton, Rita Loira, Robinho, Ró Salomão, Sílvio Correia, Tânia Batista, Kal de Bené, Val Enfermeiro). A única ausência foi da vereadora Rosana de Bobó, que justificou em documento, e a mensagem foi lida pelo primeiro-secretário, Vereador Robinho.
Depois da aprovação pelo Plenário da ata da sessão anterior, que liberou o orçamento 2023, foi lida a Ordem do Dia.Os vereadores aprovaram projetos importantes como o Programa Habitacional de Candeias; também o Programa Habitacional de Interesse Social “Construindo Sonhos”; o que permite o Poder Público do Município de Candeias receber patrocínio da iniciativa privada para eventos (teatro, música, etc.), todos de autoria do Executivo.
O parecer das contas de 2019 e 2020 da Prefeitura de Candeias, de responsabilidade de Pitagoras Ibiapina, com indicação favorável do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios); a indicação para uma Sessão Especial em homenagem às mulheres no dia 8 de março, de autoria da vereadora Rosana de Bobó, e que determina percentual de artistas candeenses em eventos promovidos pela Prefeitura, de iniciativa da vereadora Rita Loira, entre outros.
Para apoiar a ideia do apoio à arte musical candeense, estiveram na Câmara os artistas André Nascimento, Carlos Alberto, Ditocar, Uires Vieira e o promotor de eventos Jorge Risk.Também foi aprovado, em primeira votação, o Projeto que modifica a Lei Orgânica para o funcionamento da Câmara Municipal, que passaria de dois dias de sessão (apreciação num e votação no outro) para um dia com apresentação e apreciação pela manhã e votação à tarde de quarta-feira.
O projeto concede reajuste salarial de 10% aos servidores efetivos da Câmara Municipal de Candeias também foi aprovado.Todos os projetos foram aprovados praticamente por unanimidade, a exceção em relação aos referentes às contas do prefeito, que tiveram votos contrários dos vereadores Amiga Ju, Sílvio Correia e Tânia Batista.
Por Kris Couto
Fonte: Assessoria Câmara