Os secretários Carlos Ibiapina (Meio Ambiente) e Lucrécia Brito (Cultura), estiveram ao lado do secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco na manhã desta quinta-feira (15), fazendo uma visita técnica nas obras do museu Wanderley Pinho, no distrito de Caboto.
Na oportunidade, eles fizeram uma caminhada por todos os pontos da obra e puderam detectar as mudanças estruturais do museu. De acordo com os técnicos da obra, a requalificação do equipamento já está entrando em fase final.
A evolução dos serviços envolvem recuperação da edificação, restauração do acervo e do acesso por via marítima. Após requalificado, o museu abrigará restaurantes, lanchonetes, miniconvention, cerimonial e salas multiuso que vão possibilitar a realização de grandes eventos, com até 500 pessoas, o que tornará o equipamento autossustentável. “Tenho certeza que a utilização do museu irá fomentar a economia da nossa cidade, além de trazer entretenimento e reconhecimento mais amplo daqui de Caboto”, ressaltou Carlinhos.
Um acervo de mais de 200 peças e achados arqueológicos que remontam ao ciclo do açúcar, o museu ocupa um casarão de quatro andares e 55 cômodos no antigo Engenho Freguesia, e inclui ainda uma capela. Tombado como patrimônio nacional pelo Iphan, a construção possui grande importância arquitetônica e cultural, sendo administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)
Por Kris Couto
Fonte Ascom – PMC
Discussion about this post