Cientistas chineses fizeram um alerta sobre um novo vírus capaz de infectar seres humanos. Chamado de Langya henipavirus (LayV), ele já contaminou 35 pessoas em duas províncias localizadas no leste da China, Henan e Shandong, mas que fazem fronteira entre si.O Langya vem de uma família de vírus conhecida por matar até três quartos dos seres humanos em caso de infecção grave.
Os casos foram relatados em um estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine.
As autoridades disseram que os pacientes não tiveram contato próximo uns com os outros ou histórico de exposição comum, sugerindo que as infecções humanas podem ser esporádicas.
Enquanto isso, os Centros de Controle de Doenças (CDC) de Taiwan estão atualmente estabelecendo um método de teste de ácido nucleico para identificar e verificar a propagação do vírus.
No entanto, os novos casos até agora resultou em com pacientes apresentando sintomas semelhantes aos da gripe. A pesquisa identificou 35 pacientes com infecção aguda por LayV, entre os quais 26 foram infectados apenas com LayV (nenhum outro patógeno estava presente) .
Como sintomas, esses 26 pacientes apresentaram febre (100% dos pacientes), fadiga (54%), tosse (50%), anorexia/perda de apetite (50%), mialgia (46%), náusea (38%), dor de cabeça (35%) e vômitos (35%), acompanhados por anormalidades de trombocitopenia — queda do número de plaquetas — (35%), leucopenia — redução do número de leucócitos — (54%), prejuízo das funções hepática (35%) e renal (8%).É a primeira vez que o vírus Langya é detectado em humanos.
Por Kris Couto