Desde a noite do último sábado (27), a chuva que caiu em diversas cidades da Bahia e se estendeu até este domingo (28) causou estragos em diversas cidades do interior baino.
Em Itacaré, no sul do estado, as chuvas causaram deslizamentos, mas sem vítimas e nem desabrigados.A prefeitura da cidade informou que, por conta da lama causada pelo temporal, algumas pessoas saíram de casa e preferiram ir temporariamente para casa de amigos até que a região fosse limpa.
Uma operação especial da Defesa Civil foi montada para a limpeza das ruas, limpeza dos bueiros e dos canais.Já em Itabela, o temporal também causou prejuízos materiais, mas não fez vítimas. A prefeitura tem oferecido apoio às pessoas que foram atingidas pela chuva por meio da secretaria de Assistência Social e permaneceram em casa para preservar os patrimônios.
Em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, causou sérios prejuízos. A cidade ficou sem energia elétrica e árvores caíram em várias ruas, que também tiveram alagamentos. O teto de um supermercado chegou a desabar.
A chuva também caiu com intensidade em Itabela, no extremo sul, e em Itabuna, no sul da Bahia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso para os municípios da região, que podem ter entre 50 e 100 milímetros de chuva por dia (a partir de 30 já é considerado chuva forte), com ventos intensos que podem chegar aos 60 km/h.
Por Kris Couto