O governo do do Rio Grande do Sul confirmou que mais de 10 mil pessoas já foram resgatadas por conta das fortes chuvas que atingiram o estado e provocaram enchentes. Mas ainda há moradores ilhados em diferentes partes do estado.
O cenário é de caos com um vai e vem incessante de barcos e de motos aquáticas. Dezenas de pessoas foram resgatadas de bairros mais distantes de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Enquanto pessoas são carregadas, outros tentam ajudar distribuindo itens básicos. Em outros pontos da cidade, moradores esperam pelo resgate no telhado das casas. O Hospital de Pronto Socorro foi evacuado e pacientes foram transferidos de helicóptero para outras unidades. A prefeitura determinou a saída imediata dos moradores de bairros inteiros.
Imagens mostram as pessoas saindo dos carros, a elevada completamente obstruída, várias camionetes com barcos que foram trazidos para fazer os resgates.
Os moradores tentavam deixar o local como podiam. “A gente perdeu tudo, tudo…”, lamentou a cuidadora de idosos Cleusa Xavier.
Para o vendedor Otávio Rech, o que se vê é um desastre: “Várias pessoas ilhadas ainda, alguns corpos até boiando. Algo que a gente nunca viu. É um cenário de guerra”.
Na região central do estado, a força da água arrancou pontes e casas na cidade de Toropi.
Por Kris Couto
Fonte G1