Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Washington State University (WSU), nos Estado Unidos, identificou a expressão de um gene com o potencial para desenvolver a contracepção masculina.
Chamado Arrdc5, o gene pode ser encontrado no tecido testicular de diversos mamíferos, como camundongos, bovinos e humanos.Os resultados obtidos através de um ensaio apontam que a eliminação do gene em camundongos causou a infertilidade somente em machos, prejudicando a forma, a contagem e a mobilidade do esperma.
Os dados foram divulgados na revista científica Nature Communications.“O estudo identifica este gene pela primeira vez como sendo expresso apenas no tecido testicular, em nenhum outro lugar do corpo, e é expresso por várias espécies de mamíferos. Quando esse gene é inativado ou inibido nos machos, eles produzem espermatozoides que não podem fertilizar um óvulo, e esse é o alvo principal para o desenvolvimento de contraceptivos masculinos”, explicou Jon Oatley, autor sênior e professor da Escola de Biociências Moleculares da WSU.
Por Kris Couto
Fonte R7