A empresa de cibersegurança Kaspersky fez um alerta sobre um novo golpe em pagamento por aproximação. Criminosos criaram três novas variantes do vírus brasileiro Prilex, conhecido por roubar os dados de cartões usados em maquininhas para efetuar as chamadas “compras fantasmas”.
Agora, o vírus bloqueia o pagamento por aproximação. O objetivo dos golpistas é fazer com que o usuário seja forçado a optar pelo uso do cartão físico e, desta forma, fraudar transações. Por exemplo: o consumidor tenta pagar determinado produto via aproximação.
Na sequência, a máquina exibe a mensagem: “Erro aproximação. Insira o cartão”. A vítima, então, resolve inserir o cartão na maquininha infectada, e seus dados são capturados e são expostos a compras indevidas. O golpe ocorre da seguinte maneira: os criminosos entram em contato com o proprietário de um estabelecimento comercial se passando por funcionários das empresas das maquininhas.
Em seguida, ocorre a instalação do vírus, que permitirá que eles tenham acesso ao sistema. O chefe da equipe global de Pesquisa e Análise (GReAT) da Kaspersky na América Latina, Fabio Assolini, orienta que o cliente deve buscar outras alternativas, como o pagamento via PIX, e ressalta que a responsabilidade final é do dono do estabelecimento.
Por Kris Couto
Fonte G1