Os motoristas de ônibus de Salvador já iniciaram a paralisação deste domingo, e nenhum veículo sai da garagem até as 0h.
O protesto faz parte da campanha salarial dos rodoviários. Na segunda-feira (23), o transporte público volta ao normal, e o sindicato pretende renegociar os termos com a prefeitura. De acordo com Fábio Primo, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, os ônibus estão 100% parados.
De acordo com ele, isso se aplica tanto ao Sistema Integra quanto ao Sistema Complementar (os carros amarelinhos geralmente utilizados nessa situação). A Secretaria de Mobilidade de Salvador, no entanto, anunciou no sábado (22) que 115 micro-ônibus do subsistema de transporte especial complementar iriam circular nas principais áreas da cidade.
“Essa paralisação é para evitar uma greve, que certamente deve acontecer se a gente não chegar a um avanço. Hoje, essa paralisação mostra a falta que os ônibus fazem para a sociedade. Isso num domingo, e imagina numa greve, que é durante a semana. Uma greve levaria a um prejuizo bilionário”, afirma Fábio Primo.
De acordo com a liderança, como neste ano não houve atualização da tarifa para os usuários do transporte público, os empresários argumentam que não é possível ter reajuste no salarial para os motoristas. “A gente entende que não tem que ter reajuste para a população mesmo, porque a passagem já está muito cara, mas tem que ter subsídio”, afirma.
Por Kris Couto
Fonte Metro 1