A apreensão de seis fuzis, uma submetralhadora e mais de mil munições na madrugada desta sexta-feira (12) é a maior de 2024 na Bahia, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O material, encontrado em um ‘bunker’ na localidade do Caji, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, era utilizado em disputas territoriais entre facções e na intimidação de moradores.
A ação foi realizada por equipes do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
Com os seis fuzis, já são 39 armas do tipo apreendidas em solo baiano ao longo do ano. De acordo com o secretário de segurança do Estado, Marcelo Werner, as forças policiais estão trabalhando cada vez mais no rastreio das armas de fogo e suas principais rotas, fazendo operações com as polícias rodoviárias Estadual e Federal nas principais rodovias que dão acesso ao estado.
Ele relembrou que no ano passado a Polícia Federal realizou a Operação Corvo. Na ocasião, ficou evidenciada uma rota de armamentos que vêm do leste europeu e chegam ao Paraguai. A partir do Paraguai, as armas são distribuídas aos estados brasileiros. “Essa é uma das rotas que nós temos já catalogadas e em atividade de investigação”, disse.
Por Kris Couto
Fonte Correio da Bahia