O governo federal afirmou nesta segunda-feira (14) que houve falha na distribuição de energia em São Paulo, por parte da concessionária Enel. Além disso, também foi identificado um erro na fiscalização — mas ainda não está claro se o problema ocorreu no controle feito pela Aneel ou pelo governo paulista.
Segundo o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Carvalho, trata-se de uma questão reincidente na concessionária, uma conduta “inadmissível”.
O governo também vai cobrar da empresa o ressarcimento dos prejuízos causados pela falta de energia elétrica.
A atuação da Enel tem sido questionada após moradores de várias cidades da Grande SP e de bairros da capital paulista denunciarem que estão há dias sem luz. A situação começou por conta de um temporal que atingiu a região na última sexta-feira (11).
Até a manhã desta segunda, cerca de 430 mil imóveis de cidades da Grande São Paulo continuavam sem energia elétrica, terceiro dia de apagão.
“É importante dizer que é inadmissível que uma situação como essa aconteça, ainda mais duas vezes. […] Sem que as medidas emergenciais tenham sido adotadas na velocidade necessária para pelo menos mitigar os danos causados por este tipo de situação”, declarou Carvalho, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.
Por Kris Couto
fonte G1