Enquanto o mundo ainda enfrenta os efeitos provocados pela Covid-19, cientistas trabalham para entender o surgimento de um novo vírus, identificado no Estado de Kerala, na Índia. Trata-se de uma infecção que está ficando conhecida como gripe do tomate ou vírus do tomate.
Até o momento, mais de 100 crianças já foram infectadas com a enfermidade.No dia 6 de maio deste ano, houve o primeiro registro de um caso da gripe do tomate, identificada no distrito de Kollam, em Kerala, na Índia. Segundo a revista, 108 crianças com idades entre 1 e 9 anos foram infectadas até o momento, sendo que, destas, 82 têm menos de 5 anos.
vírus se espalhou pelo Estado, e já há registro da enfermidade em Anchal, Aryankavu e Neduvathur. Em função da enfermidade, foi emitido alertas a dois estados vizinhos: Tamil Nadu e Karnataka.Além dos locais, não há registro da doença no restante da Índia. Entretanto, medidas de precaução, como isolamento dos infectados, estão sendo tomadas para evitar o espalhamento da doença.
Alguns dos sintomas são semelhantes aos da Covid-19 e com a varíola do macaco. No entanto, não há qualquer relação da doença com os vírus do Sars- CoV-2 e monkeypox. A doença, inclusive, recebeu esse nome porque devido à erupção de bolhas vermelhas e doloridas na pele, que podem aumentar gradualmente até atingir o tamanho de um tomate.
Veja todos os sintomas registrados até o momento:Erupções na pele,Febre, Fadiga Dores no corpo,Náuseas,Vômitos,Desidratação,Inchaço das articulações.
Por kris Couto
Fonte Revista The Lancet