Você acredita em anjos? Pois é, eles existem e tem quatro patas, os animais possuem o dom de nos levar alegrias e nos ensinar sobre o amor genuino, lealdade e companheirismo. Se tem alguém que pode afirmar esta frase são os tutores de pets: “uma casa sem um animal de estimação, é apenas um imóvel vazio”. Vazio de amor, carinho, alegrias, pulos, lambeijocas, de focinhos gelados que te segue por toda casa, e que também te espera todo santo dia, e te recebe na maior felicidade, afinal estes bichinhos não vivem apenas para soltar pêlos no nosso lar não, eles são extremamente fiéis e também fazem bem, a nossa saúde mental.
Impossivel olhar para uma carinha de um cachorro, ou um gato e não sorrir. Eles sentem quando estamos tristes, e fazem de tudo para chamar nossa atenção nestas horas. A interação com os animais reduz a produção de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, e aumenta a liberação de endorfina e ocitocina, ligados ao prazer. Assim, o apego ao animal de estimação está relacionado ao funcionamento emocional positivo, reduzindo a ansiedade. E é por isso que, ao acariciá-los, brincar com eles ou apenas ficar ao lado deles, podemos eliminar a tristeza e sentir uma animação quase imediata.
Você sabia que os Gatos reduzem risco de AVC
Um estudo da Universidade de Minnesota afirma que gatos podem ser benéficos para prevenir acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares. O trabalho foi feito com quase 4.500 pessoas e percebeu-se que aqueles que não criam os bichanos tiveram risco 40% maior de morrer de ataque do coração e 30% maior de perder a vida por uma doença cardiovascular, em relação aos donos de gatos. Os cientistas acreditam que esse poder está no fato de os gatos ajudarem a relaxar e reduzir a ansiedade de seus criadores.
Apesar de serem incluídos como parte da família, os animais ainda são vítimas de maus-tratos e abandono no Brasil. A data, criada em 2005, chama atenção para os seus direitos. Nesta quinta-feira (14) de março, é celebrado o Dia Nacional dos Animais. Vamos celebrar esta data, conscientizando a população sobre os maus- tratos que é crime e dizendo não ao abandono.
Eles são graciosos e bons companheiros, mas não apenas isso. Animais de estimação fazem bem à saúde. Prova disso é que, recentemente, o hospital Albert Einstein, em São Paulo, liberou visitas de bichos a pacientes internados, inclusive em unidades semi-intensivas. O motivo da permissão é a humanização do tratamento e a interferência positiva que eles exercem na cura. Apesar de a decisão ser nova, várias pesquisas já demonstraram o poder que esses “amigos” têm para melhorar a qualidade de vida.
Você sabia que os cachorros ajudam a detectar câncer
Cães podem ser úteis aos donos e médicos na detecção de câncer em diversas regiões do corpo, como pele, bexiga, pulmão, mama, ovário e colo. O diagnóstico é feito ao farejarem o local doente e é possível que os cachorros sejam até treinados para fazer esse tipo de descoberta. De acordo com especialistas, a precisão deles pode variar nas faixas de 80% e 90%.
A população precisa se conscientizar que maltratar animais é um crime punível com até cinco anos de reclusão no Brasil. Bater; deixar sem comida, água não tratar doenças; criar -los em local que não permita a mobilidade e abandonar são exemplos de maus-tratos. O abandono, contudo, é uma forma pouco denunciada que precisa ser combatida. Adotar um animal é para toda vida.
Organizações Não Governamentais (ONG) e protetores independentes trabalham arduamente para tentar salvar pets deixados na vulnerabilidade por pessoas que se arrependem da adoção ou compra de cães e gatos. Contudo, sem a conscientização da população, o trabalho destas pessoas que salvam os animais das ruas é apenas para remediar um problema social: muita gente ainda acha aceitável descartar pets nas ruas.
Muitos pais podem escolher não ter um animal em casa para evitar que os filhos desenvolvam alergias. Mas estudos feitos por um pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison mostraram que as chances de uma criança ter esse tipo de problema são 33% menores com um bicho de estimação. Isso porque, com a convivência, os pequenos desenvolvem um sistema imunológico mais forte. Esse efeito, no entanto, não acontece entre adultos que já sofrem de alergias.
Segundo a ONG Ampara Animal, estima-se que 30 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono pelas ruas do país, sujeitos a maus-tratos, fome, frio, calor extremo, sede, entre outras adversidades. Faça sua parte denuncie casos de maus – tratos, lembre-se é crime e se adotar um animal , jamais o abandone, eles são anjos de quatro patas.
Não esqueça estes são os dez direitos dos animais:
- Direito à vida;
- Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção humana;
- Nenhum animal deve ser maltratado;
- Todos os animais selvagens têm o direito de viver livremente no habitat;
- O animal que o humano escolher para companheiro nunca deve ser abandonado;
- Nenhum animal deve ser usado em experiências que causem dor;
- Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida;
- A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais;
- Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei;
- Os humanos devem ser educados para observar, respeitar e compreender os animais desde a infância.
Por Kris Couto