A Holanda zerou o número de cães em situação de rua. O país iniciou as medidas incentivando a adoção, os cuidados com os animais e elevando as multas contra a violência animal. As medidas práticas e efetivas eliminaram o problema dos animais abandonados e transformaram o país em exemplo para o mundo.
O governo mantém um programa conhecido por coletar, castrar, vacinar e esterilizar os animais em situação de rua, e impôs multa a quem agride e vende cachorros.
Tem ainda uma campanha para ter um bichinho em família. Resultado: todos os dias cães são adotados e a procura é imensa.
Quem adota tem direito a serviços veterinários essenciais, como castração, esterilização e vacinação para cães em situação de rua.Existe ainda uma polícia só para animais. Os policiais resgatam os bichinhos e também fiscalizam violência e agressões contra os cachorros, em situação de rua ou não.
Em 1864, foi criada a primeira agência de proteção animal, desde então, os direitos dos animais estão na vanguarda das questões sociais da Holanda.Rigor na aplicação da leiNa Holanda, o abuso contra animais é punido com multas pesadas e até 5 anos de prisão. Os condenados podem pagar caro, até R$ 500 mil há 1 milhão, e ficar três anos atrás das grades.
Por Kris Couto
Fonte G1