O campeão olímpico Italo Ferreira compartilhou neste sábado um ensaio fotográfico realizado durante o eclipse solar anular. O surfista parece estar dentro de um “arco de fogo”. As fotos são de Marcelo Maragni e foram feitas em Baía Formosa, cidade onde o surfista nasceu.
O fotógrafo Marcelo Maragni precisou de estudos científicos e equipamentos especializados para alcançar a foto perfeita, além de contar com a sorte de o estado do Rio Grande do Norte ser um dos melhores locais no país para presenciar este fenômeno.
Técnicas de fotografia e engenharia, posicionamento e agilidade para realizar a foto em segundos foram fundamentais para garantir o resultado artístico memorável. A posição do surfista precisava estar alinhada com o rápido momento em que a Lua se posicionava milimetricamente entre a Terra e o Sol. O fotógrafo, há aproximadamente 1 km de distância do surfista, teve de usar, além de sua câmera, rádios para comunicação, dois celulares, óculos de proteção e espelhos para conseguir fixar os olhos contra a luz do Sol e evitar o efeito sombra na imagem do atleta.
Por Kris Couto
Fonte G1