A tradicional festa da Lavagem do Bonfim está de volta nesta quinta-feira (12), após dois anos de suspensão por conta da pandemia da Covid-19. A celebração neste ano vai homenagear o bicentenário da Independência da Bahia, com o tema “Há 100 anos cantando Glória a Ti neste dia de glória”.
Os festejos contarão com esquema especial de órgãos da prefeitura, que vão atuar desde a Conceição da Praia até a Colina Sagrada.
Na Segurança a Guarda Civil Municipal (GCM) vai atuar na lavagem do Bonfim com aproximadamente 120 agentes. Os guardas começam as atividades antes dos festejos em apoio às fiscalizações e ordenamentos realizados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Equipes reforçarão ações em equipamentos públicos como Elevador Lacerda, planos Inclinados da Liberdade, Gonçalves e Pilar, módulo assistencial de saúde no Bonfim, apoio nas barreiras de trânsito da Transalvador, controle de acesso em alguns pontos, além de patrulhas realizando ações preventivas ao longo de todo o circuito.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também montou um esquema especial de atendimento, com um módulo assistencial ao lado da Colina Sagrada, com funcionamento das 7h às 21h. Uma ambulância do Samu 192 também ficará disponível no módulo para possíveis ocorrências e outras duas acompanharão o cortejo. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, localizada no Largo de Roma, estará de prontidão durante a festa.
Para o trânsito, a Transalvador já implementou alterações no tráfego de veículos ocorrem desde quarta-feira (11). Elas vão até o domingo (15). No total, mais de 90 barreiras foram instaladas e 250 agentes de trânsito vão atuar no esquema. Para a Lavagem, haverá interdição do tráfego de veículos nas vias por onde o cortejo passa ocorre a partir das 6h.
Está proibida a circulação e estacionamento de veículos nesses locais.Transporte O Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves vão funcionar normalmente e sem cobrança de tarifa. O Lacerda funciona das 7h às 22h, enquanto o Gonçalves opera entre as 8h às 17h. Os planos Inclinados do Pilar e Liberdade também irão funcionar normalmente. Já a operação de transporte por ônibus será realizada das 6h desta quinta-feira às 0h de sexta-feira (13), com 18 linhas para diversos pontos da cidade.
Por conta dos bloqueios de trânsito, as linhas que trafegam pela região terão seu itinerário modificado. Além disso, serão disponibilizados 44 ônibus de frota reguladora no Largo do Papagaio e na Estação da Lapa, que ficarão à disposição da equipe de fiscalização.Pontos de táxis e mototáxis foram implementados em locais estratégicos. Os pontos da região da Cidade Baixa serão desativados e dois pontos especiais serão instalados: um nas proximidades do Ferry Boat e outro no Largo de Roma.
Ambos os locais terão táxis e mototáxis à disposição para os usuários. Os mototaxistas vão ter também mais um ponto, próximo à Colina Sagrada.
Por Kris Couto
Fonte Metro 1